INSTRUMENTOS ÓPTICOS
Lanterna
Lanterna (elétrica) é um instrumento utilizado para iluminação, sendo geralmente portátil e utilizando-se de pilhas ou baterias para gerar energia luminosa.
Tipos de lanterna mais conhecidos
- Headlamp - (lanterna de cabeça ou frontal)
- Lanterna de mão (são as mais tradicionais)
- Lanternas resistentes à água
- Lanternas à prova d'água
- Lanternas seladas - (são feitas para lugares confinados com acúmulo de gás)
Alguns modelos
Rádio-lanterna Multi-Light vários tipos
Lupa
A lupa é um instrumento óptico munido de uma lente com capacidade de criar imagens virtuais ampliadas. É utilizada para observar com mais detalhe pequenos objectos ou superfícies.
Para compreender como autilizamos, precisamos analisar tanto como a lupa conjuga imagens, como estas imagens (objetos virtuais para o nosso olho) acabam sendo projetadas na nossa retina. (Só vemos imagens reais projetadas na nossa retina) A lupa é composta (normalmente) por uma lente biconvexa - portanto convergente - de pequena distância focal. O sistema óptico do nosso olho é similar a de uma lente convergente (córnea + cristalino + humor aquoso + humor vítreo) e um anteparo (retina). Foi criada por Roger Bacon em 1250, por meio de sua primeira invenção: os óculos.As Lupas existem de varios tipos tem as que as imagens aumentam mas ficam de ponta-cabeça. Com certa posição, as lupas podem queimar e na pele humana, provocar queimaduras de 3º grau.
Telescópio
Um telescópio ou luneta astronómica é um instrumento que permite estender a capacidade dos olhos humanos de observar e mensurar objetos longínquos. Pois, permite ampliar a capacidade de enxergar longe, como seu nome indica, através da coleta da luz dos objetos distantes (Celestes ou não), da focalização dupla dos raios de luz coletados em uma imagem óptica real e sua ampliação geométrica.
Microscópio
Microscópio óptico. 1-Ocular; 2-Revólver; 3-Objectiva; 4-Parafuso macrométrico; 5-Parafuso micrométrico; 6-Platina; 7-Espelho; 8- Condensador
O microscópio é um aparelho utilizado para visualizar estruturas minúsculas como as células.
Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado em 1590 por Hans Janssen e seu filho Zacharias, dois holandeses fabricantes de óculos. Tudo indica, porém, que o primeiro a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi o neerlandês Antonie van Leeuwenhoek (1632 - 1723).
Os microscópios de Leeuwenhoek eram dotados de uma única lente, pequena e quase esférica. Nesses aparelhos ele observou detalhadamente diversos tipos de material biológico, como embriões de plantas, os glóbulos vermelhos do sangue e os espermatozóides presentes no sêmen dos animais. Foi também Leeuwenhoek quem descobriu a existência dos micróbios, como eram antigamente chamados os seres microscópicos, hoje conhecidos como microorganismos.
Os microscópios dividem-se basicamente em duas categorias:
- Microscópio óptico: funciona com um conjunto de lentes (ocular e objetiva) que ampliam a imagem transpassada por um feixe de luz que pode ser:
- Microscópio de campo claro
- Microscópio de fundo escuro
- Microscópio de contraste de fase
- Microscópio de interferencia
- Microscópio eletrônico: amplia a imagem por meio de feixes de elétrons, estes dividem - se em duas categorias: Microscópio de Varredura e de Transmissão.
Há ainda os microscópios de varredura de ponta que trabalham com unas largas variedades de efeitos físicos (mecânicos, ópticos, magnéticos, elétricos).
Um tipo especial de microscópio eletrônico de varredura é por tunelamento, capaz de oferecer aumentos de até cem milhões de vezes, possibilintando até mesmo a observação da superfície de algumas macromoléculas, como é o caso do DNA
No hay comentarios:
Publicar un comentario